«Acho que a obsessão da nossa cultura pela educação é contraproducente. Cada geração anda a educar-se para ganhar o dinheiro suficiente para educar a geração seguinte, e ninguém faz nada com essa educação. Você arrasa-se para educar os seus filhos, para que eles possam arrasar-se a educar os filhos deles. Qual é a finalidade?»
«Podia dizer o mesmo sobre a questão de casar e constituir família.»
«Exatamente!» gritou Mrs. Zapp. «E digo, pois digo!»
in A Troca, de David Lodge
4 comments:
Been there, done that... Espera pelo desfecho do filme... Ou melhor, pelo não desfecho! ehheheheh
Quando era elitista, era porque era para poucos, quando era para quem queria, é porque só depois de se saber é que poderia avaliar, quando é de massas é porque arrasa... decidam-se, sim?
a transmissão vertical de conhecimento há muito que não serve os propósitos do nosso desenvolvimento.
a transmissão horizontal apoderou-se do nosso dia a dia sendo hoje impossível quase fazer-mos algo que não implique esse conhecimento.
o assumir da não necessidade de uma cultura desenvolvida implicaria aceitar a estagnação do progresso humana e da qualidade de vida. quantos de nós abandonam a progressão do intelecto se o preço a pagar for não viajar a madrid? se o preço a pagar for a rotina do dia a dia pois as fronteiras que o dinheiro abre permanecerão fechadas?
Limitar o conhecimento é limitar o dinheiro... é aumentar o espaço de manobra... é limitar os sonhos e distribuir as realizações.
Num mundo onde nos perguntamos o que farias com 8 milhões... talvez fosse bom perguntarmos o que farias com 500$? Só então perceberíamos o esforço pelo conhecimento.
Horas de formação e de pesquisa e o pagar subsequente de faculdades foram usados para culminar no meu pc e na minha ligação de net.
Dizer que se pode contornar este desenvolvimento seria um retrocesso... mas podemos sempre parar e perguntar... e agora?
fazermos :P
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