Wednesday, April 12, 2006

contraproducente

«Acho que a obsessão da nossa cultura pela educação é contraproducente. Cada geração anda a educar-se para ganhar o dinheiro suficiente para educar a geração seguinte, e ninguém faz nada com essa educação. Você arrasa-se para educar os seus filhos, para que eles possam arrasar-se a educar os filhos deles. Qual é a finalidade?»
«Podia dizer o mesmo sobre a questão de casar e constituir família.»
«Exatamente!» gritou Mrs. Zapp. «E digo, pois digo!»
in A Troca, de David Lodge

4 comments:

Sónia Balacó said...

Been there, done that... Espera pelo desfecho do filme... Ou melhor, pelo não desfecho! ehheheheh

Joao said...

Quando era elitista, era porque era para poucos, quando era para quem queria, é porque só depois de se saber é que poderia avaliar, quando é de massas é porque arrasa... decidam-se, sim?

Hugo said...

a transmissão vertical de conhecimento há muito que não serve os propósitos do nosso desenvolvimento.
a transmissão horizontal apoderou-se do nosso dia a dia sendo hoje impossível quase fazer-mos algo que não implique esse conhecimento.
o assumir da não necessidade de uma cultura desenvolvida implicaria aceitar a estagnação do progresso humana e da qualidade de vida. quantos de nós abandonam a progressão do intelecto se o preço a pagar for não viajar a madrid? se o preço a pagar for a rotina do dia a dia pois as fronteiras que o dinheiro abre permanecerão fechadas?
Limitar o conhecimento é limitar o dinheiro... é aumentar o espaço de manobra... é limitar os sonhos e distribuir as realizações.
Num mundo onde nos perguntamos o que farias com 8 milhões... talvez fosse bom perguntarmos o que farias com 500$? Só então perceberíamos o esforço pelo conhecimento.
Horas de formação e de pesquisa e o pagar subsequente de faculdades foram usados para culminar no meu pc e na minha ligação de net.
Dizer que se pode contornar este desenvolvimento seria um retrocesso... mas podemos sempre parar e perguntar... e agora?

Hugo said...

fazermos :P